«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CÂNTICO DOS CÂNTICOS


Cântico dos Cânticos, faz parte dos livros poéticos do Antigo Testamento. O seu autor teria sido Salomão, filho do rei David. A sua escrita é estimada por volta do ano 400 a.C, e constitui-se de uma colectânea de hinos nupciais. Por ser um poema escrito em uma linguagem considerada sensual, sua validade como texto bíblico já foi questionada ao longo dos tempos. O poema fala do amor entre o noivo e sua noiva.



Vem o amado - excerto

Ela - A Amada

.
Tal como a macieira entre as árvores da floresta
é o meu amado entre os jovens
Anseio sentar-me à sua sombra,
que o seu fruto é doce na minha boca.
Leve-me para a sala do banquete.
e se erga diante de mim a sua bandeira de amor.
Sustentem-me com bolos de passas,
fortaleçam-me com maças
porque eu desfaleço de amor.
Por baixo da minha cabeça ele põe a mão esquerda
e abraça-me a sua mão direita.
Eu vos conjuro mulheres de Jerusalém
pelas gazelas ou pelas corças do monte:
não desperteis nem perturbeis
o meu amor, até que ele queira.


CÂNTICO DOS CÂNTICOS - CAPÍTULO II

Sem comentários: