«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DEPENDÊNCIAS

Vícios privados, públicas virtudes
img. google

DEPENDER... todos somos dependentes…de coisas tão simples e tão importantes, como sorrisos e palavras…afectos…mas depois vêem as grandes dependências!..

Obviamente que o álcool e a droga (s) são dependências graves que deturpam a personalidade de uma pessoa.
A dependência do jogo, é também potencialmente destrutiva.
Paira uma intensa nuvem de fumo. Luzes intensas contracenam com a solidão de muitos jogadores. Ouvem-se palavras sussurradas, por entre o toque metálico das máquinas. È uma espécie de banda sonora de esperança, ou…desilusão!
O círculo do vício do jogo além das slot-machines, passa por póker, sueca, dominó…
Também o futebol com os cachecóis, faixas, bandeiras e camisolas é contemplado como uma dependência: «durante aqueles 90 minutos não penso em mais nada a não ser no jogo e na festa da bancada».
Outra dependência é o sexo, o desejo sexual hiperactivo, que afecta homens (satiríase) e mulheres (ninfomania), catalogados de tarados pervertidos ou depravados. Vício do sexo ou compulsão sexual, segundo o psicólogo Patrick Carnes, devido às componentes químicas libertadas durante o acto sexual serem semelhantes às da droga e impulsionarem os três circuitos cerebrais (excitante, analgésico e alucinogénico) que conduzem à dependência. O resultado é satisfação momentânea e eterna frustração e pode levar a graves problemas, como: exibicionismo, fetichismo, voyerismo, mas também sadismo, masoquismo e pedofilia.
A Internet tornou-se uma grande dependência. O psicanalista Jaime Milheiros diz: «as redes sociais podem esconder desequilíbrios e sufocar identidades». E diz muito mais claro!... E quem já não leu sobre isso? E todas as novas tecnologias também criam dependências!
 Dentro desta era moderna, é abordado também o vício das cirurgias plásticas, «é preciso gostar do que se vê no espelho, é fundamental para a auto-estima»! E pela auto-estima também surgem os shopaholics, também chamados de oneomaníacos, obviamente os viciados em compras! Já é um factor de estudo a nível da psicologia e psiquiatria. O perfil: vida emocional muito aquém do desejado, dificuldades em se imporem pela sua personalidade e por norma muito dedicados à sua vida profissional.

CADA VEZ MAIS DEPENDENTES...

Sem comentários: