«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ei-ichi Negishi – NOBEL DA QUÍMICA 2010


Negishi defende a teoria da síntese orgânica, que pode resolver os problemas do mundo, com novos métodos de síntese de compostos químicos complexos, mediante acoplamentos cruzados por paládio. Os métodos que desenvolveu transformaram a Acão das indústrias químicas (agrícola ou farmacêutica) e revolucionaram os laboratórios de sínteses orgânicas em todo o mundo.
Nigishi alega: «Para prevenir a fome precisamos de comida e a química pode ajudar. A maior parte das coisas que precisamos são químicos orgânicos e isso pressupõe carbono. A população está a crescer e no próximo século será imensa e precisamos de outro planeta».
Negishi defende como solução a síntese orgânica: dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), matérias-primas essenciais. Presentemente, o dióxido de carbono é considerado desperdício e mau para o ambiente. Mas esse é um mau princípio, do ponto de vista científico, porque a natureza usa dióxido de carbono e água, para produzir hidratos de carbono e outros materiais orgânicos.»

Sem comentários: