«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 14 de maio de 2013

Eleanor Roosevelt

A propósito do filme, «Hyde Park on Hudson», que vi recentemente e me fez entrar no universo de Franklin Delano Roosevelt, um presidente americano com carisma, que vivia rodeado de amantes. A mulher era Eleanor Roosevelt.
Eleanor, era considerada feia, mas invejavam-lhe a fama e com certeza o humor e o bom senso.
Pode dizer-se que ela inaugurou o lugar de primeira-dama, pela intervenção social que teve à margem do marido. Nada do que fez será revolucionário nos tempos de hoje, mas na altura tomou atitudes que deixaram perplexo todo o Ocidente.
Cedo se envolveu em defesa dos direitos das pessoas mais pobres e dos negros, investigando as condições de vida nos bairros operários. Ela andava pelos bairros pobres e pelos guetos, não como alguém que faz uma inspecção, mas como alguém que não pode sentir-se bem quando há outros que passam fome.
Para Eleanor «uma política económica que não considere o bem-estar de todos não serve os propósitos de paz e o crescimento do bem-estar entre os povos de todas as nações». Uma das suas citações conhecidas é: «Ninguém pode fazer-te sentir inferior, a menos que tu deixes».
Eleanor tinha uma táctica: se algo não lhe agradasse e não fosse verdadeiramente importante, preferia ignorar. Uma táctica que desarmava as pessoas, que era pacifista, discreta e certeira. Assim agiu relativamente ao marido e à sogra, que considerava que nenhuma mulher era digna do seu filho.
Depois da morte do marido, foi convidada pelo Presidente Truman como membro da delegação americana nas Nações Unidas, para a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
«Todos conhecemos pessoas que têm tanto medo de sofrer que se fecham nas suas conchas e, sem darem nada, também nada recebem, e ali ficam a mirrar até que a vida é apenas uma morte viva» Eleanor Roosevelt

Sem comentários: