«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ALDEIA GLOBAL – MARSHALL McLUHAN

Há exactamente cinquenta anos, Marshall McLuhan criou a noção do impacto sensorial, «o meio é a mensagem» - a ALDEIA GLOBAL. Viu precocemente as grandes transformações que iriam acontecer. McLuhhan, foi um teórico dos meios de comunicação e dos efeitos ideológicos dos mesmos sobre as pessoas e sobre as suas sensações. «Meios de comunicação com extensão humana». As tecnologias de informação, como vectores de causa e motivo, das estruturas sociais.
Estudioso de grande prestígio é considerado como uma das principais influências do nosso tempo, no estudo das tecnologias e no seu impacto em todo o planeta. McLuhan deu o necessário impulso ao grande debate sobre o que está a acontecer ao Homem nesta idade de rápida aceleração tecnológica.
O conceito de ALDEIA GLOBAL é a possibilidade de em todo o planeta, se poder usufruir de informação, contacto e influência similares, reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia.
Como paradigma da aldeia global, ele nessa altura elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa a nível internacional, mas não chegou ao essencial que é a comunicação bidireccional entre dois indivíduos, só com a internet e o telemóvel o conceito se ampliou.
Este mundo interligado por um lado, origina uma teia poderosa de relações económicas, políticas e sociais e motiva dependências mútuas, promoção de solidariedade e luta pelos ideais, mas por outro lado na realidade este conceito é mais filosófico e utópico que real.
Como afirmam muitos teóricos da globalização e alguns críticos do conceito, o mundo está longe de viver numa "aldeia" e muito menos global: o conceito de aproximação das pessoas numa aldeia, em que todos se conhecem e participam na vida e nas decisões comunitárias não se coaduna com a ideia de sociedade contemporânea. Além disso, partindo da ideia que o mundo está, de facto, interconectado, não deixa de ser verdade que, nesta aldeia, de nome tão utópico e optimista, muitos são os excluídos.
Este conceito é ambivalente: aproxima efectivamente as pessoas, dá-lhes mesmo uma responsabilização global, mas é um conceito exclusivo e como tal excludente.

Sem comentários: