«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 23 de outubro de 2011

Gala Éluard Dalí (1894-1982)

Russa, poeta e professora. Contraiu a tuberculose e foi para um sanatório na Suíça onde conheceu e se apaixonou pelo poeta Paul Éluard. Tinham os dois 17 anos. Casaram e tiveram uma filha, que Gala sempre ignorou sem qualquer apetência pela maternidade.
Éluard e Gala envolveram-se no movimento surrealista e ela foi musa inspiradora para muitos artistas: Louis Aragon, Max Ernest, André Breton.
Em Espanha conheceram o jovem pintor surrealista Salvador Dali. Dali era mais novo dez anos do que Gala. Gala rompeu a relação com Éluard, para viver com Dali e casaram-se passados uns anos. Foi a modelo preferencial em várias das obras de Dali.  
Muito polémica existiu sobre este casal. Gala era uma mulher sexualmente muito activa e teve bastantes casos extra conjugais, com uma predilecção por jovens artistas. Dali comprou para ela o Castelo de Púbol, onde foi enterrada quando morreu em 1982.

Sem comentários: