«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ANNE FRANK – UM TESTEMUNHO PARA SEMPRE




Tinha 15 anos e sonhava ser jornalista. Pela sua mão, milhões de pessoas em todo o mundo chocam-se com as atrocidades cometidas pelo nazismo. No seu diário, Anne Frank anotou os seus sonhos, de sucesso e de paz. Não chegou a ver cumprido nenhum deles.

Anne Frank, nasceu em Frankfurt am Main, na Alemanha em 1929. Em 1933 o Partido Socialista, anti-judaico, liderado por Hitler, subiu ao poder.
Os pais de Anne pressentido o perigo na Alemanha, mudam-se para Amesterdão. Anne Frank tem 4 anos e frequenta a escola Montessori. Até aos 11 anos cresce saudável e feliz no ambiente relativamente calmo da Holanda.
Aos 13 anos, os pais dão lhe de prenda um diário, o seu sonho era ser jornalista ou escritora. Na primeira página escreveu: «Espero ser capaz de te confidenciar tudo o que nunca consegui contar a ninguém e que tu possas ser o meu conforto e o meu apoio».
Em 1940, o exército alemão ocupa a Holanda, país que deixa de oferecer a segurança necessária.
Anne frequenta o Liceu Judaico de Amesterdão e anota no seu diário:«há uns dias enquanto passeávamos ao pé de casa, o pai disse que teríamos que nos esconder. Disse também, que ia ser muito difícil viverem, desligados do mundo». As deportações para os campos de «trabalho» haviam começado e sua irmã Margot, fazia já parte da lista dos procurados.
A partir dessa altura é no sótão de um dos armazéns do pai que partilham uma vida fechada e secreta com outra família judia. É o «anexo secreto». Das poucas coisas que Anne leva consigo é o pequeno diário forrado a xadrez. Dois meses depois escreve: «Que bom ter-te trazido comigo!»
Durante dois anos de clausura Anne regista o dia-a-dia daquelas famílias. Os seus textos são cartas a amigos imaginários com pequenos recortes colados, notas e comentários. O dia-a-dia no anexo, as notícias do mundo exterior escutado secretamente pala rádio, os bombardeamentos, as rusgas, os medos e angústias, mas também os sonhos e esperanças de qualquer adolescente ficam registados nas páginas secretas do seu diário.
Dói ler os últimos escritos de Anne, em Junho e Julho de 1944. Eles transbordam alegria e esperança com as notícias da chegada do dia D, que chegam através do rádio.
No dia 4 de Agosto, o anexo secreto é descoberto pela Grune Polizei.  Anne e os outros sete habitantes são presos.
Duas semanas antes de ser presa, Anne escreveu: «É impossível para mim construir a minha vida sobre o caos, o sofrimento e a morte. Vejo o mundo a transformar-se num meio selvagem, posso escutar o trovão que se aproxima e, um dia, irá destruir-nos a todos. Sinto o sofrimento de milhões de pessoas. E, no entanto, quando levanto os olhos para o céu, sinto que, de alguma forma, as coisas hão-se melhorar, que esta crueldade há-de acabar e que a paz e a tranquilidade voltarão.»
Toda a família é presa. Seguem-se viagens para os campos de concentração na Holanda, na Polónia e na Alemanha. Os residentes do anexo são transportados para Auschwitz.
Após um mês em Auschwitz, Anne e Margot são transportadas para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Ali milhares de pessoas morrem de fome e de doença todos os dias. Margot e Anne contraiem febre tifóide. Com poucos dias de diferença morrem, em Março de 1945.
Semanas depois o exército dos aliados entra na Alemanha. Nos campos nazis morreram mais de um milhão de crianças. O pai, Otto Frank foi o único membro que sobreviveu e a ele se deve a publicação do Diário de Anne Frank.

O Diário de Anne Frank, foi traduzido em mais de 60 línguas e é dos livros mais lidos em todo o mundo. Em 1960 as portas da casa de Anne em Amesterdão, abriram-se a um museu.

Entre as páginas amareladas do seu diário, pode ler-se: «Somos demasiado jovens para lidar com problemas destes, mas eles surgem-nos pela frente e obrigam-nos a procurar soluções, embora, a maior parte das vezes as soluções se desvaneçam perante os factos. São tempos difíceis, estes: ideais, sonhos e esperanças nascem no nosso interior, apenas para serem esmagados pela dura realidade. Admira-me que não tenha abandonado todos os meus ideais. Parecem tão absurdos e impraticáveis. E, no entanto, agarro-me a eles, porque ainda acredito, acima de tudo, que o ser humano é bom, no fundo.»


Sem comentários: