«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 29 de janeiro de 2012

VIDA - ARTE EM MOVIMENTO

Sidonie Gabrielle Colette (28 de Janeiro de 1873 - 3 de Agosto de 1954) foi uma escritora francesa.
Nasceu numa aldeia de Borgonha e quando casou com o escritor e crítico Henri Gauthier-Villars mudou-se para Paris onde começou a escrever romances picantes. De jovem provinciana torna-se uma sofisticada parisiense.
Estuda representação e actua em espectáculos de music-hall, nessa altura já está divorciada e tem dois casos, com a escritora, Natalie Barney e a actriz Josefina Baker. Tanto actua no Moulin Rouge como publica ensaios e criticas no jornal Le Matin.
Volta a casar, com o jornalista, Henry de Jouvenal, tem um filha e escreve a sua obra mais conhecida «Chéri», assim como uma ópera com música de Maurice Ravel.
Por durante a I Guerra, transformar a sua casa num hospital é agraciada com a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra.
Divorcia-se e volta a casar, com um homem mais novo, Goudeket Maurice, que por ser judeu esconde no sótão de sua casa durante a ocupação alemã de Paris e presta grande auxílio a muitos judeus.
Escreve, Gigi, que é considerada a sua obra prima. Quando morre tem um funeral de Estado.


Algumas citações de Colette, retiradas de: http://pt.wikiquote.org/wiki/Colette

"Até que é bom as crianças, ocasionalmente e com polidez, colocarem os pais no seu lugar".
“Nossos companheiros perfeitos nunca têm menos de quatro patas.”
 “É aconselhável aplicar o óleo refinado da cortesia para os mecanismos da amizade.”
“Se você está lidando com um animal ou uma criança, convencer é enfraquecer.”
“Nunca toque em uma asa de borboleta com seu dedo.”
“Eu amo o meu passado. Eu amo o meu presente. Eu não estou envergonhada do que eu tinha, e eu não estou triste pelo que eu não tenho mais.”
“Nós só fazemos as coisas que gostamos de fazer.”
“O verdadeiro viajante é ele quem vai a pé e, mesmo assim, ele senta-se grande parte do tempo.”
 “Para um poeta, o silêncio é uma resposta aceitável, até mesmo um elogio.”
 “Total ausência de humor torna a vida impossível.”
 “Você irá fazer coisas idiotas, mas irá fazê-las com entusiasmo.”

Sem comentários: