«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 28 de junho de 2009

ALMEIDA GARRETT


O PORTO VENERA ALMEIDA GARRETT, A SUA ESTÁTUA ENCONTRA-SE À FRENTE DA ENTRADA DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO. EM DEGRADAÇÃO ENCONTRA-SE A CASA ONDE NASCEU! É LAMENTÁVEL QUE NÃO SEJA ENCONTRADO UM PROJECTO PARA ESTA CASA, QUE ESTEJA LIGADO À SUA PESSOA EM TODOS OS SEUS VECTORES.

UM POEMA DE GARRETT (UM DOS ESCRITORES MAIS IMPORTANTES DO ROMANTISMO PORTUGUÊS)

Este inferno de amar - como eu amo!
Quem mo pôs aqui nalma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói
- Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho
- Em que paz tam serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei...
----------------------------------------------

Sem comentários: