«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 23 de junho de 2009

S. JOÃO NO PORTO


NA NOITE DE S.JOÃO
VAI P'RA RUA E FAZ A FESTA
LEMBRA-TE QUE NO PORTO
NÃO HÁ NOITE COMO ESTA!...


As pessoas mobilizam-se para fazer e participar na festa, as ruas são enfeitadas e as várias freguesias têm o seu programa de festas, com bailarico, comes e bebes, fogueira para saltar, largada de balões e fogo de artifício o que quer dizer que por todos os cantos do Porto há festa, para além dos sítios mais carismáticos, como a Ribeira e Cais de Gaia, onde é lançado o mais famoso fogo e as Fontainhas.
As pessoas começam por comer sardinhas e cabrito, bem regados com vinho, em casa ou nos restaurantes e depois a festa é na rua.
Há meia-noite há grande concentração na Ribeira para assistir ao fogo de artifício, um momento belo e mágico!...
Até lá as cascatas surgem em todos os sítios, muitos as fazem, mas é célebre na boca das crianças o «tostão para o S. João» (agora é o euro).
Por todo o lado vendem-se manjericos, com quadras alusivas à festa.
Muita gente fica de nariz empinado a ver os balões a passar e não é fácil atirar um balão, o vento nem sempre ajuda!
As ruas são enfeitadas pelos populares, com os balões coloridos de papel.
Obviamente que o martelinho nunca é esquecido (o plástico impôs-se), dantes era o alho-porro, que dava um cheirinho especial ao cabelo, mas também há quem prefira a pluma perfumada, uma flor, um ramo de cidreira. É claro que todas estas coisas é para se meterem com quem passa. Há uma troca de «galhardetes».
Os bailaricos não faltam por todo o lado e muitos vão de freguesia em freguesia, isto é de baile em baile.

A festa nocturna acaba de manhã com um mergulho no mar, para os mais ousados é claro!...

Sem comentários: