«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O MELHOR É SER POSITIVISTA...


Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, é tão elegante, que todos dias às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente pintada, apesar de sua pouca visão. E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução. Depois de esperar pacientemente duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a empregada veio dizer que seu quarto estava pronto. A empregada foi descrevendo o quarto, enquanto subiam no elevador: quartinho minúsculo, com cortinas floridas na janela. A senhora interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha.
- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espere um pouco...
- Isto não tem nada a ver, respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todos os dias quando acordo.Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dores que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem auto controle e exigiu de mim um certo treino, mas é bom saber que ainda posso dirigir os meus pensamentos.
Calmamente ela continuou:- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, o meu conselho é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.
(Desconheço o autor)

Sem comentários: