«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 5 de junho de 2011

CATHERINE DENEUVE – UM ÍCONE DO CINEMA FRANCÊS

Impressionante a filmografia desta actriz… dos actores com quem contracenou e dos realizadores que a dirigiram, dos mais importantes do cinema, como: Roger Vadim, Jacques Demy, Claude Chabrol, Philippe de Broca, Roman Polanski, Agnés Varda, Luis Buñuel, Michel Deville, François Truffault, Marco Ferreri, László Szabó, Robert Aldrich, Claude Lelouch, Dino Risi, André Téchiné, Mario Monicelli, Raoul Ruiz, Manuel de Oliveira, Lars von Trier, François Ozon, entre muitos outros.

Catherine Deneuve, foi descoberta por Roger Vadim, que também lançou Brigitte Bardot e relançou Jane Fonda. Durante os anos 60 e 70, Catherine Deneuve teve uma profícua carreira cinematográfica, participando em filmes de sucesso internacional, que além de a afirmarem como a grande estrela do cinema europeu da época, a transformaram num símbolo de beleza francesa, tornando-a a musa da alta-costura da França, principalmente do estilista Yves Saint Laurent e o rosto dos perfumes Chanel. Substituiu Brigitte Bardot como a efígie de Marianne, a figura feminina oficial da República de França, estampada em selos e moedas do país.

Nos anos 80, Deneuve continuou a fazer filmes importantes e nos anos 90 continuou a ser um ícone do cinema francês. Deneuve sobreviveu como ícone do cinema e nunca deixou de trabalhar até aos dias presentes, sempre com participações diversificadas e com qualidade, para a História da Sétima Arte.

São considerados trabalhos notáveis os seus filmes: Os Guarda-Chuvas do Amor, Repulsa ao Sexo, A Bela da Tarde, Place Vendôme e Dançando no Escuro. Ganhou o César de interpretação, nos filmes: O Último Metro e Indochina.

Catherine Deneuve, é o nome artístico de Catherine Fabienne Dorléac, que nasceu em Paris em 1943. Filha do actor de teatro e cinema Maurice Dorleác e irmã da também actriz Françoise Dorléac, Deneuve estreou-se no cinema aos 13 anos e durante a adolescência trabalhou em diversos pequenos filmes com o director Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, com Os Guarda Chuvas do Amor, do director Jacques Demy.

Teve um relacionamento amoroso com Roger Vadim, de quem teve um filho, foi casada com o famoso fotógrafo de moda londrino David Bailey (em quem o director italiano Michelangelo Antonioni se inspirou para criar o principal personagem da sua obra-prima cinematográfica Blow-Up), e após o fim do casamento, envolveu-se com o actor italiano Marcello Mastroianni, com quem teve uma filha, Chiara Mastroianni, em 1972.

FILMOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Filmografia_de_Catherine_Deneuve

Sem comentários: