«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 2 de março de 2012

THE SHOW GO ONE


Nunca tive em boa conta os Óscares, escolha do grupo selecto da Academia, muitas falhas se foram registando, mas esta cerimónia tem sempre um lugar especial de apreço, porque é um espectáculo!
Este ano a colheita dos filmes escolhidos pela Academia para atribuição de Óscares foi fraca. Os mais badalados vêem-se bem, mas a história ficará por aí.
«O Artista» é um revivalismo, uma brincadeira a recordar outros tempos, com uma história fraca. «A Invenção de Hugo», é um Scorsese absolutamente atípico, um filme à parte do género que o celebrizou, ficará como uma fantasia de apologia ao cinema e a Georges Meliés, mas um filme menor!
«A Árvore da Vida», de Terence Mallick, gerou reacções opostas! «A Barreira Invisível», considerado e bem a sua obra-prima absoluta, perdeu o Óscar a favor de «Shakespeare Love»!
«Meia-Noite em Paris», foi um fenómeno de bilheteira, mas Woody Allen é «persona non» grata na Academia.
«Os Descendentes», é um filme muito fraco, com uma fórmula gasta, com personagens sem densidade, do realizador Alexander Payne, cujo melhor filme foi «As Confissões de Schmidt», que passou ao lado.
«Cavalo de Guerra», é um filme terno, infanto-juvenil, uma obra secundária de Spielberg.
«Extremamente Alto e Incrivelmente Perto», é o terceiro filme nomeado de Stephen Daldry, depois de «As Horas» e de «O Leitor», filmes muito bons. Estreou agora, ainda não vi, pouco sei do filme, tem a ver com o 11 de Setembro e puxa a lágrima!
«Money Ball» é um filme de baseball, passa ao lado da generalidade do público europeu, além disso é pouco empolgante, com uma dramaticidade desinteressante.
«As Serviçais» é um filme interessante e tem um enquadramento político que Hollywood tanto aprecia.


A única certeza e de todo consensual foi mesmo um Óscar de interpretação para Meryl Streep, uma das melhores artistas de todos os tempos.

Sem comentários: