«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mae West (Bushwick, 17 de Agosto de 1893 — Los Angeles, 22 de Novembro de 1980)

Mary West  Começou aos 5 anos a trabalhar no teatro. Estudou bailado, atuou em espetáculos de variedades e em 1918 lançou o tipo de dança "shimmy", que alcançou grande popularidade nos anos 1920
 Desde o começo da carreira, ela já chamava atenção com sua voz quebrada, a silhueta de formas pronunciadas e a atitude provocante. Converteu-se em pouco tempo no que se chama uma "estrela".
Sua consagração teatral veio em 1926, com a peça "Sex", de sua autoria. A peça narra a história de uma prostituta do porto de Nova York. Tanto o texto quanto a forma de actuar de Mae West eram de tal forma insólitos para a época, que os jornais se negaram a dar publicidade à obra. Apesar disso, o espectáculo resistiu a 375 apresentações com a casa lotada, até que a Sociedade para a Supressão do Vício conseguiu retirar a peça de cartaz. A autora foi condenada a 8 dias de prisão, por "corromper a juventude".
Em 1928 escreveu "Diamond Lil", que mais tarde se converteria em um filme com a descoberta de Cary Grant por Mae West. 
No ano de 1932 chegou a Hollywood com um contrato da Paramount de 5000 dólares por semana. Trabalhou sucessivamente em "Night After Night", "She Done Him Wrong" (que bateu todos os recordes de bilheteria) e em "I'm No Angel", todos filmes sem mensagens substanciais e de cujos roteiros participou, que destacavam seu "toque" sexy.
Durante todo esse período, o mito de Mae West, languidamente estendida num sofá, ou envolvida por uma pele branca de raposa com um pródigo decote e uma das mãos apoiada na cadeira, invade a América.
 Seu nome lembra o pecado tal como ele era concebido pela puritana América da época.
Os anos 1950 e a modificação da imagem da mulher, motivaram que Mae West se afastasse do cinema. Porém não do show business. Organizou então uma turnê por night-clubs, onde cantava os seus êxitos de antes da guerra, cercada por jovens embevecidos muito mais por suas expressões corporais, do que pelo seu talento.

·         "Subtracção aritmética é deixar com 2 dólares um homem que tem uma nota de 100."
·        "O casamento é uma grande instituição, mas eu não estou preparada para as instituições".
·         "Quando sou boa, sou óptima
. Quando sou má, sou melhor ainda!"
·         "Entre dois males, escolho sempre aquele que nunca experimentei"
·         "Errar é humano, mas faz você se sentir divino"
·         "Você nunca será muito velho para ficar mais novo"
·         "Garotas boas vão para o céu, as más vão para todo lugar"



Sem comentários: