«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Harvey Bernard Milk


 (Woodmere, 22 de Maio de 1930 — São Francisco, 27 de Novembro de 1978) político e activista gay. Foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de São Francisco. A política e o activismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não sentia necessidade de participar em causas. Isso revelou-se quando Milk se mudou de Nova Iorque para fixar residência em São Francisco em 1972, na levada de uma migração de homossexuais que se deslocaram, para o bairro Castro. Aí tirou vantagem do crescente poder político e económico do bairro para promover seus interesses, e candidatou-se sem sucesso três vezes para cargos políticos. As suas campanhas deram-lhe crescente popularidade, e Milk obteve um assento como supervisor da cidade em 1977, como resultado das mudanças sociais mais amplas que a cidade estava enfrentando.
Milk exerceu o mandato por 11 meses e foi responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays para a cidade. Em 27 de Novembro de 1978, Milk e o prefeito George Moscone foram assassinados por Dan White, outro supervisor da cidade. Conflitos entre as tendências liberais que foram responsáveis pela eleição de Milk e a resistência conservadora a essas mudanças, foram evidentes nos acontecimentos.
Apesar da sua curta carreira na política, Milk tornou-se um ícone em São Francisco e "um mártir dos direitos gays.

Em 2008 foi lançado o filme Milk, contando a trajectória de Harvey, da chegada a São Francisco, até à sua morte. Dirigido por Gus Van Sant, com Sean Penn no papel de Milk, recebeu oito indicações para o Oscar, das quais venceu na categoria melhor actor e melhor argumento.

Sem comentários: