«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 30 de maio de 2014

"Não há nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma".


"É preciso que compreenda que não existe liberdade sem igualdade e que a realização da maior liberdade na mais perfeita igualdade de direito e de facto, política, económica e social ao mesmo tempo, é a justiça."


"A emancipação económica deve ser a mãe de todas as outras emancipações." 

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin ( 30 de Maio de 1814 — Berna, 1 de Julho de 1876), teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX.
Bakunin é lembrado como uma das maiores figuras da história do anarquismo e um oponente do Marxismo no seu carácter autoritário, especialmente das ideias de Marx de Ditadura do Proletariado. Ele continua a ser uma referência presente entre os anarquistas da contemporaneidade, entre estes, nomes como Noam Chomsky.

"Sou um amante fanático da liberdade, considerando-a como o único espaço onde podem crescer e desenvolver-se a inteligência, a dignidade e a felicidade dos homens; não esta liberdade formal, outorgada e regulamentada pelo Estado, mentira eterna que, em realidade, representa apenas o privilégio de alguns, apoiada na escravidão de todos; (...) só aceito uma única liberdade que possa ser realmente digna desse nome, a liberdade que consiste no pleno desenvolvimento de todas as potencialidades materiais, intelectuais e morais que se encontrem em estado latente em cada um (...)"

Sem comentários: