«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lembram-se do filme «Bonnie e Clyde?

É um filme de 1967, sobre a vida dos dois amantes e assassinos, Bonnie e Clyde, dirigido por Arthur Penn e com Warren Beatty e Faye Dunaway, no papel de Bonnie, foi um campeão de bilheteira, indicado a dez Oscars, conquistou dois e tornou-se um dos filmes mais emblemáticos do novo cinema americano, pela crueza das suas cenas.



Clyde Champion Barrow (Condado de Ellis, 24 de Março de 1909 – Bienville Parish, 23 de Maio de 1934), ladrão e assassino que aterrorizou o meio-oeste dos Estados Unidos no começo da década de 1930, chefiando uma quadrilha de assalto a bancos e postos de gasolina integrada por seu irmão Buck, pela sua namorada Bonnie Parker e por outros bandidos.
Nascido numa família pobre de pequenos fazendeiros, desde cedo Clyde começou envolvendo-se com a polícia e o crime. Aos 16 anos foi preso pela primeira vez ao fugir de um policial, devido a um carro que alugou e não entregou.
Mesmo conseguindo pequenos trabalhos entre 1927 e 1929, Clyde continuou praticando pequenos furtos em lojas de conveniência e roubando carros. Apesar de ser principalmente reconhecido como assaltante de bancos, a preferência de Clyde era por pequenos roubos.
De acordo com o historiador John Neal Phillips, e ao contrario da errónea imagem fria de Clyde, passada no clássico filme Bonnie & Clyde, o objectivo de vida de Clyde não era ficar famoso e rico assaltando bancos, mas vingar-se do sistema carcerário americano, pelos abusos que havia sofrido nas suas prisões. Segundo Phillips, ele na verdade se sentia culpado pelas pessoas que assassinava.
Depois de conhecer Bonnie Parker em 1930, Clyde, Bonnie, Buck e Blanche montaram a quadrilha conhecida como Barrow Gang e nos anos seguintes levaram o terror à população dos estados centrais dos EUA, assaltando e matando civis e policiais que se colocavam no seu caminho, até ser finalmente morto a tiros, junto com Bonnie dentro do carro que dirigiam, numa emboscada montada pela polícia numa estrada deserta da Louisiana em 23 de maio de 1934.

Sem comentários: