«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 22 de julho de 2009

MIGUEL SOUSA TAVARES


Miguel Andresen de Sousa Tavares, nasceu no Porto, em 1952. Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares. Começou a sua vida profissional pela advocacia, que acabou por abandonar pelo jornalismo. Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crónicas e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e dos romances, Equador, um best-seller em Portugal e Rio das Flores.
Colabora actualmente com o jornal Expresso, com a estação de televisão TVI, onde é comentador. No jornal, A Bola, tem uma coluna com o nome, Nortada.

Nem sempre estou de acordo, com o que escreve, mas é corajoso e não deixo de ler os seus artigos. As suas opiniões têm gerado algumas polémicas. Exemplos: defende os direitos dos fumadores, disse depois da proibição do tabaco, que o Governo se opõe ao tabaco nas prisões, mas ao mesmo tempo, oferece condições para que os reclusos se injectem - CONCORDO!
E que a lei anti tabaco faz lembrar os primeiros decretos anti judeus da Alemanha nazi e o fumo nos restaurantes, que o Governo quer limitar, incomoda muitíssimo menos do que o barulho das crianças - e a estas não há quem lhes corte o pio."
QUE EXAGERO!?..
Opinião desestabilizadora, foi manifestada, numa entrevista ao Diário de Notícias: O professor Cavaco Silva não tem estatura para ser Presidente da República. Não tem «curriculum» político para isso, não tem dimensão de estadista… acho é que é uma pessoa limitada.
E em relação aos professores:
os professores, são os inúteis mais bem pagos deste país.
EU CONSIDERO, QUE OS PROFESSORES NÃO SÃO INÚTEIS, MAS HÁ PARA AÍ MUITOS INÚTEIS, QUE SÃO MUITO BEM PAGOS.
Numa entrevista dada recentemente ao Jn, relativamente a uma pergunta se continuava a defender Sócrates, respondeu:
Numas coisas, sim; noutras, não. Mas o problema do país não tem a ver com quem nos governa. Há um mal profundo, um défice de cidadania dos portugueses, que é muito preocupante. Não sei se Portugal é governável, sinceramente. Eu não o quereria governar, sequer, por uma semana. Toda a gente, enche a boca de valores, mas na hora da verdade ninguém os pratica. Basta ver o que se passou com os nossos banqueiros tidos como referência de seriedade financeira, com tanta gente que era suposto estar acima de qualquer suspeita. É difícil dizer que estamos zangados com Sócrates, quando o engenheiro Jardim Gonçalves e a sua administração, fizeram o que fizeram no BCP. Isso é muito mais difícil de aceitar.
CONCORDO, MAS É GERAL, INCLUINDO OS POLÍTICOS E EX-POLÍTICOS, É POR ISSO QUE AS PESSOAS JÁ NÃO ACREDITAM EM NADA, NEM EM NINGUÉM!...
RELATIVAMENTE A POLÉMICAS, HÁ REALMENTE MUITAS MAIS.

Sem comentários: