«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 28 de julho de 2009

SUU KYI


Suu Kyi (64 anos) é acusada de ter violado as condições da prisão domiciliar que cumpria desde 2003, por acolher um cidadão americano em sua casa. Caso seja considerada culpada, será condenada a até cinco anos de prisão.
Mianmar é uma ditadura militar desde 1962, o partido de Suu Kyi obteve uma vitória arrasadora, que jamais foi aceita pelos generais. A líder oposicionista passou quase 14 dos últimos 20 anos, sob algum tipo de detenção.
Homenagem na Irlanda - A líder da oposição em Mianmar, Aung San Suu Kyi, ganhou o prémio de mais prestígio, que pode oferecer a Amnistia Internacional, pela defesa dos direitos humanos, o Prémio Embaixador da Consciência.
"Seu delito é que, se estivesse livre para participar em eleições, as ganharia. Esta semana a força bruta que a mantém encarcerada decidirá se passa os próximos cinco anos na cadeia", afirmou Bono, o líder do grupo U2. O partido de Suu Kyi, a Liga Nacional pela Democracia, ganhou as eleições nacionais em 1990, mas os militares negaram-se a deixá-la no poder. Em 1998 foi-lhe outorgado o prémio Nobel da Paz, apesar de ela estar sob prisão domiciliar nos últimos 14 anos.

Sem comentários: