«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CASAL McCANN


Este famoso casal, pelas piores razões, voltou a Portugal. Depois de terem posto um processo a Gonçalo Amaral, em defesa do seu bom nome, por ter escrito, A VERDADE DA MENTIRA, resultado da sua investigação e parecer sobre o Caso Maddie. Vão a tribunal e pretendem que todos os livros existentes sejam queimados. Livros queimados era no tempo da Inquisição e em tempos ditatoriais!..Isto é ir contra a liberdade de expressão, um dos valores centrais da democracia. A Justiça decidirá, mas quantos outros livros, não se poderiam queimar por casos similares? Como diz Manuel António Pina, no JN, «uma opinião, vale o que valem os factos em que se sustenta. As opiniões não se queimam, discutem-se, rebatem-se».
Acontece que andamos meses a ouvir falar deste caso, fomos confrontados com situações surrealistas, de todos os lados e com suspeitas de grandes influências nos bastidores. Depois de estarem bastante tempo em Portugal a acompanhar o processo de investigação, zarparam de um dia para o outro de uma forma intrigante, o caso em Portugal foi encerrado, mas só ficaram muitas dúvidas, não só sobre o seu bom nome, como também sobre a sua boa moral.

Sem comentários: