«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 2 de janeiro de 2010

SHERLOCK HOLMES



Realizado por Guy Ritchie
Com Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams

O que me levou a ver este filme, o Sherlock holmes de Sir Arthur Conan Doyle!...
Entre os inúmeros aspectos completamente inusitados do filme destaca-se a construção da personagem de Sherlock, aqui interpretada por Robert Downey Jr. O cerebral detective londrino que conhecemos, surge transformado num homem decadente ainda que dotado de uma invulgar capacidade dedutiva.Guy Ritchie, usa e abusa de cenas típicas de filmes de bandidos, como perseguições de cortar a respiração, lutas brutais onde o sangue jorra a rodos, explosões hollywoodescas e momentos de grande adrenalina como o da morte iminente da bela Adler na máquina de cortar carne.
Há bastantes momentos divertidos na película conseguidos pela exploração dos recursos técnicos. No final do filme, fiquei a pensar que o protagonista tanto se podia chamar Sherlock Holmes como ter outro nome qualquer, funcionando a figura concebida por Doyle apenas como uma referência longínqua. O que fica do filme são as cenas a que Hollywood nos habituou, onde mais que os actores brilham os duplos agora sobre o cenário da Londres vitoriana ainda que filmadas com alguma originalidade pelo realizador.

Sem comentários: