«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 3 de janeiro de 2010

EIXO DO MAL - BALANÇO DA DÉCADA


Opinião a quatro vozes de sensibilidades diferentes, que por vezes limitam o tempo do programa em devaneios desnecessários e interrupções constantes aos seus parceiros de mesa. Faço aqui uma recolha do que uns e outros foram dizendo.
O QUE MUDOU NA DÉCADA?

POLÍTICA
Pela primeira vez ganhou as presidenciais, um candidato marcadamente de direita. Pela 1ª. vez o PS teve uma maioria absoluta. O crescimento extraordinário do BE, que se foi consolidando durante estes anos. BE partido formado por três movimentos de esquerda que se odeiam, mas que conseguiram fazer uma agenda bem definida contra Sócrates. Estagnação e perda de sentido da Direita, que não sabe que caminho seguir.
PSD muito dividido e no momento muito conservador. Direita mais interessada em opinar, em vez de criar o seu espaço de acção, muita gente a opinar sem convicção ideológica. PSD está envelhecido. Emergência de opinião e não de militância. Durante esta década assistiu-se a uma degradação dos políticos.
Perda de poder político, com outros poderes superiores, a globalização. Toda a gente quer discutir política, mas não exercer política. Sócrates não corresponde à raiz histórica do PS, o partido sofreu um esvaziamento ideológico.
Década perdida, década hipotecada, momento trágico. O maior culpado disso Durão Barroso, com o encontro nos Açores, onde conquistou a visibilidade de um lugar internacional, a sua ida para a UE, matou o PSD, entregando-o às mãos de um incapaz. Os partidos são hoje uma forma de tráfico de influências. O PSD e o PS. 10 anos depois é este o resultado da democracia. Esta foi a década do PS.

JUSTIÇA

Princípio da década surge o caso Casa Pia e ainda não foi resolvido. Isto revela o estado da justiça, o sistema falhou e as pessoas não confiam na justiça. Casa Pia, caso Maddie, não há desenvolvimentos. Uma reforma da justiça todos querem, mas ninguém sabe ou não tem coragem para a fazer, políticos preferem as meias-tintas. Face Oculta e outros, aliança perigosa entre a Política e a Justiça.
Marinho Pinho um homem de grande coragem, homem impoluto, aponta os defeitos, diz umas verdades. Década de descredibilização dos vários poderes, nenhum caso chega ao fim e é clarificado.
Comunicação Social passou a ser uma instância de recurso. A Internet teve um grande crescimento, não tem regulação, muita gente emite pareceres através de blogues, redes sociais…os jornais têm os dias contados. Facebook um grande fenómeno para o bem e para o mal. Wikipédia outro fenómeno, as pessoas gratuitamente vão acrescentando conhecimentos e os resultados têm uma grande percentagem de segurança, com qualidade. Google o grande motor de pesquisa mundial, dizem não mexer nos conteúdos, mas quando aparecia a cara de Michelle como um macaco, mexeu, estas situações são perigosas.

4 comentários:

Everson Russo disse...

Nesse nosso país nada mudou numa decada, num seculo e sei lá, num milenino, penso que jamais vamos ver enterrada a fome, o desnivel social, enquanto hover Brasilia, não a cidade, os governantes, o país tem tudo, solo fertil, clima tropical, belezas naturais e esses bandidos governando...ando meio cetico quanto a isso...minha amiga, obrigado por seguir o Livro....um beijo e uma bela semana

experimental disse...

Olá Everson,
De facto há determinadas situações que ocorrem em muitos países, para mim a consequência é falta de valores, que vem de cima e se vai espalhando.
Partilho do seu cepticismo, isto de facto tinha que levar uma volta muito grande!
Um beijo.

By Me disse...

GRANDE A CAPACIDADE SINTÉTICA DE FAZER O BALANÇO POLÍTICO SEM CAIR EM PORMENOR EXAUSTIVOS QUE LEVA A DESISTÊNCIA DA LEITURA... GOSTEI DO QUE LI E ESTÁ TUDO DITO...
DIZES E BEM ...É TUDO UMA QUESTÃO DE VALORES...PERDEU-SE TUDO: A VERGONHA,A CONSCIÊNCIA,O RESPEITO...E POR AÍ FORA...

QUANDO EU QUISER SABER MAIS OU FICAR MAIS ESCLARECIDA ...SEI ONDE DEVO ME DIRIGIR...

POR ACASO APRECIO O EIXO DO MAL MAS IRRITA-ME QUANDO TODOS FALAM EM SIMULTÂNEO, E CORTAM VEZES SEM CONTA A PALAVRA A QUEM ESTÁ COM ELA...PARA RIR,BRINCAR ...OU CONTRADIZER.
ASSIM NÃO SE ENTENDE NADA...
OBRIGADA PELO COMENTÁRIO
BOM ANO

experimental disse...

De facto, PEDRAS NUAS, também me enerva essas interrupções que os intervenientes do programa fazem uns aos outros e também quando querem falar todos ao mesmo tempo, mas...vão dizendo algumas verdades.
Bj