«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 13 de junho de 2008

FERNANDO PESSOA

120 anos passaram depois do nascimento de Fernando Pessoa, que nasceu precisamente em 13 de Junho de 1888.
É considerado por muitos como uma dos maiores poetas da Língua Portuguesa, ao lado do épico Camões.
Fernando Pessoa escreveu:
«Se depois de eu morrer quiseram escrever a minha biografia,
não há nada mais simples. Tem só duas datas, a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra, todos os dias são meus.»
Multifacetado, Pessoa teve participações no jornalismo, na publicidade, no comércio e principalmente na literatura, desdobrando-se em vários e vários géneros. Foi Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e outros.
Morreu aos 47 anos, em 30 de Novembro de 1935, a última frase foi escrita em inglês: I know not what tomorrow will bring.» (Eu não sei o que o amanhã trará)
A sua vida foi uma fascinante «aventura literária».

Sem comentários: