«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 16 de junho de 2008

JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO (1775-1842)

Bomtempo, estudou em Portugal e em França, e foi em Paris que iniciou a sua carreira de pianista virtuoso e criou as suas primeiras composições. Tornou-se famoso e muito apreciado.
Com os problemas napoleónicos, foi para Londres, onde também foi muito bem recebido como concertista e professor, tendo convivido com vários compositores, destacando-se o compositor Muzio Clementi, de quem foi muito amigo, exercendo mesmo, uma certa influência, sobre a sua obra.
Em Londres nessa altura encontravam-se muitos portugueses, adeptos do liberalismo e Bomtempo juntou-se a eles e fez a sua iniciação na maçonaria.
Regressou a Portugal, mas nessa altura a corte tinha ido para o Brasil e o país estava na mão dos ingleses, depressa regressou a Londres e a partir daí andou, de Londres, para Paris e para Lisboa e vice-versa.
Em Portugal, Bomtempo viveu os tumultos da causa liberal e da causa absolutista liderada por D. Miguel, tendo mesmo que se refugiar no Consulado Russo, durante 5 anos. A situação só acalmou com a chegada de D.Pedro e dos liberais a Lisboa.
Em 1836, Bomtempo exerceu as funções de Director da Escola de Música e foi professor de música de D. Maria, dedicando-se também à composição.
Morreu em 1842, vítima de apoplexia.
Deixou uma vasta obra, parte dela inédita. Infelizmente no nosso país são muito esquecidos os compositores portugueses, e não só estes claro!
(ISTO É UMA SÍNTESE DE UMA BIOGRAFIA)

Sem comentários: