«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 13 de junho de 2008

VIEIRA DA SILVA

Maria Helena Vieira da Silva, nasceu a 13.06.1908, faz hoje 100 anos.
Nasceu em Lisboa e depois de ter tido lições de música, desenho e pintura e de ter tirado o curso de escultura nas Belas Artes, foi com a mãe para Paris. Na cidade da arte, visitou museus (um dos quadros que a marcou para sempre, foi «Os Jogadores de Cartas» de Cézanne), frequentou Galerias e conviveu com outros artistas, mas nunca se ligou a nenhum movimento artístico, porque considerava que eram uma forma de prisão.
A seguir partiu com a mãe para a Itália, para visitar museus e ver as obras ao vivo, dos grandes mestres da pintura e escultura italianos.
Regressada a Paris frequentou a Academia de la Grand Chaumiére, tendo aulas com o famoso Bourdelle e participou no Salon de Paris, foi aí que conheceu o pintor húngaro, Arpad Szénes, com quem casou em 1930. Com este casamento perdeu a nacionalidade portuguesa, por ter casado com uma pessoa de um país com quem Portugal tinha cortado relações. Só voltaria a ter a nacionalidade portuguesa com o divórcio, mas mais tarde Vieira da Silva adquiriu a nacionalidade francesa.
A sua pintura foi passando do figurativo para o abstracto. Vendeu o seu primeiro quadro em 1934.
Quando eclodiu a Segunda Guerra foi viver para o Brasil, no fim da guerra voltou a Paris e a sua consagração foi conseguida com exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Basileia, Genebra. Esteve presente também em algumas Bienais.
Vieira da Silva depois do 25 de Abril viu a criação da Fundação Arpad Szénes/Vieira da Silva em 1990, mas continuou a viver em Paris, onde morreu em 6 de Março de 1992.
VIEIRA DA SILVA É UM GRANDE NOME DA PINTURA PORTUGUESA E FOI A 1ª. A SER RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE.

Sem comentários: