«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 28 de junho de 2008

NELSON MANDELA

Ontem no Hyde Park em Londres ocorreu um show, com a participação de grandes vedetas, para prestar homenagem a Mandela, que liderou uma forte luta contra o regime de segregação racial, o «apartheid». Uma festa também antecipada dos seus 90 anos, que fará em 18 de Julho. Os E.U. finalmente tiraram Mandela da lista dos terroristas.

NELSON MANDELA – Advogado, ex-líder rebelde e ex-Presidente da África do Sul.
Muito cedo aderiu à luta política e formou a ANC, que na ilegalidade, inicialmente não executava actos violentos, mas depois acabaram por recorrer às armas, devido às chacinas de que eram alvo os negros.
Em 1962 Mandela foi preso, por informações dadas pela CIA, à polícia da África do Sul. Inicialmente Mandela, foi condenado a cinco anos de prisão, mas em 1964 foi condenado a prisão perpétua. Só foi libertado ao fim de 26 anos, em 1990, devido à campanha da ANC e da pressão internacional. Quem deu essa ordem foi o Presidente Frederik Willem de Klerk, assim como deu legalidade à ANC. Mandela e Klerk receberam conjuntamente o Prémio Nobel da Paz (1993).
Com eleições livres, Mandela foi Presidente da África do Sul, de 1994 a 1999, depois por problemas de saúde, afastou-se da política, mas sempre está disponível para apoiar os grandes problemas africanos, como por exemplo a SIDA.
É amigo de Fidel e de Kaddafi, considerando-os «irmãos de armas», o que não é bem aceite por todos e tem sido um crítico ao governo Bush. Ultimamente pronunciou-se sobre a «fantochada», que tem sido as eleições no Zimbabué.

Sem comentários: