«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 25 de junho de 2008

VIANNA DA MOTA (1868-1948)

VALSA CAPRICHIOSA


Wally Olins, formado em História tornou-se um «guru» de publicidade e marketing e disse que Portugal tem um complexo de inferioridade, que falta a Portugal autoconfiança e que o país sempre se sentiu inferior em relação a Espanha, sem razão nenhuma para isso. Considera que os portugueses deviam ter mais orgulho de quem são, da sua cultura e não se estarem sempre a lamentar, o que é bastante maçador...
Vianna da Motta foi um compositor português de que nos devemos orgulhar e como ele há muitos mais.
SÍNTESE BIOGRÁFICA-Vianna da Motta nasceu em S. Tomé, mas um ano depois regressou a Portugal. Em criança revelou grande vocação para a música e aos sete anos, foi estudar para o Conservatório Nacional. Aos 14 com o patrocínio de D. Fernando e da Condessa de Edla, foi prosseguir os estudos para a Alemanha. Estudou com distintos professores como: Hans von Bülow e Liszt. Vianna da Mota integrou-se tão bem no meio germânico, que viveu na Alemanha 32 anos. Depois de concluídos os estudos, iniciou uma carreira de pianista virtuoso, tocando a solo, mas também acompanhando grandes nomes da música, como o violista Pablo Sarasate, a soprano Polaca Marcella Sembrich, entre outros. Dedicou-se também à pedagogia, em Berlim e na Suiça e obviamente à composição, fazendo parte do seu catálogo obras para piano, música vocal, música de câmara, música concertante e música orquestral. Uma das suas obras mais exaltadas é a Sinfonia «A Pátria», inspirada em versos de Camões.
A sua música baseia-se na assimilação de estéticas e técnicas influenciadas por LISZT e por WAGNER e pela corrente nacionalista russa.
Em 1917 regressou a Portugal, fundou a Sociedade de Concertos de Lisboa e foi nomeado director do Conservatório.
Em 1927, para assinalar o centenário de Beethoven apresentou na íntegra as 32 sonatas deste compositor e depois promoveu a primeira execução integral das sonatas para violino e piano e para violoncelo e piano, assim como os Trios para violino, violoncelo e piano.
Teve uma brilhante carreira, que é pouco reconhecida.

Sem comentários: