«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 15 de junho de 2008

O NOSSO MUNDO

É bonito, fascinante o nosso mundo, mas visto ao perto é um mundo problemático, onde grassa a fome e é preponderante os interesses das pessoas e dos países que o compõem.
Olhando as notícias, é inevitável um esgar de desprezo, pelos mecanismos que o controlam.
Em Portugal, depois de um tempo de parangonas sobre o Euro, veio uma semana muito negra para Sócrates com o bloqueio dos camionistas, a que se seguiram os pronto-socorros e a que se vão somar os taxis e os agricultores. Sócrates não tomou medidas na economia, para assimilar as consequências dos constantes aumentos do petróleo, nem tentou sequer fazê-lo!
A crise é mundial (uma boa desculpa) e o petróleo é o grande culpado. As reservas estão a acabar nos poços de petróleo dos Estados Unidos, Rússia, Venezuela e outros países ocidentais, porque para o Oriente o mesmo prolifera e isto representa cada vez mais estar nas «mãos do inimigo», como se convencionou dizer. Outros países também começaram a ter grande sede de petróleo, é o caso da China e da Índia. Bush tem andado por lá e depois veio à Europa. Encontrou-se com Sarkozy, para debaterem a estratégia contra o Irão, dizem que a razão é o seu programa nuclear, mas outros países têm o nuclear e não vejo tanta preocupação, possivelmente porque não têm petróleo!
Há um xadrez tremendo no Médio Oriente: Iraque, Irão, Paquistão, Arábia Saudita, Israel, Palestina, Kwaite, Afeganistão...ninguém pode acreditar que os E.U. estão lá tão metidos e a gastar verbas astronómicas, com o objectivo de levar a democracia aquela gente!
Entretanto apareceram nos media, como grande preocupação, o NÃO da Irlanda ao Tratado de Lisboa, que veio pôr tudo em reboliço e instalar uma crise na Europa e Sarkozy, como o «mais esperto da minha rua» veio dizer que quer a repetição do referendo na Irlanda! Até ao SIM?
COMO DIZIAM ANTIGAMENTE NOS DOCUMENTÁRIOS APRESENTADOS ANTES DA EXIBIÇÃO DE UM FILME: ASSIM VAI O MUNDO. (que era óptimo para fazer a propaganda do regime, mais um corte de fitas do Tomás, mais uma aldrabice sobre o Ultramar...as coisas do costume).

Sem comentários: