«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 13 de julho de 2008

BOB DYLAN




Robert Allen Zimmerman, mais conhecido por BOB DYLAN, é descendente de imigrantes judeus. Nasceu em 1941 nos E.U. Em adolescente começou a escrever as suas primeiras poesias e aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho.

O seu primeiro disco foi editado em 1962. Começou como cantor de protesto, optando pelo género folk tradicional, «Blowin’s in the Wind, foi um êxito e tornou-se num hino do movimento dos direitos civis. Do folk de protesto que abordava temas sociais e políticos, voltou-se para canções mais pessoais e introspectivas, com a influência da poesia beat.
Em 1966 depois de um acidente de moto, esteve parado dois anos, depois regressou com música country. Nos anos 70 há uma baixa na adesão à sua música, mas para o fim desta década e sendo acompanhado pela The Band obtém sucesso, a canção «Hurricane» foi bastante aclamada pela crítica e pelo público.
Dylan divorcia-se de Sara Lownes e isso motiva uma grande crise pessoal, converte-se ao cristianismo, compondo gospel. Foi o período mais controverso e polémico da sua carreira, as suas canções manifestavam uma temática cristã. Passado este período, volta-se para as suas raízes judaicas e é bem recebido pela crítica, cantando os seus géneros preferidos: folk-rock, gospel, rock.
Nos anos 90 o cantor/compositor faz uma paragem, para fazer um balanço da sua carreira de 30 anos e depois volta com o folk tradicional, embora seja um género pouco comercial, recebeu vários grammys.
Ultimamente há um novo interesse pela sua música e com novas canções, tem atingido tops de vendas.
A revista «Roling Stones» numa selecção das 500 melhores canções da História, deu o primeiro lugar a uma das canções de Bob Dylan, «Like a Roling Stone».
Dylan é também pintor, desenhador e escritor.

Sem comentários: