«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 20 de julho de 2008

BAIRRO DA QUINTA DA FONTE



Num dicionário da Porto-Editora, estiva a ler o que diziam sobre os ciganos.
CIGANO: Indivíduo da raça dos ciganos; trapaceiro; ladino; traficante de mercadorias; avaro; impostor.
CIGANA: Mesquinha (já é mais poupada em considerações)
CIGANOS: Povos sem pátria.
TODA ESTA APRECIAÇÃO É RACISTA E MUITO POUCO CORRECTA.
Os defeitos apontados aos ciganos e às ciganas, podem ser obviamente os que são apontados a todos outras etnias.
Este assunto até me faz muita confusão e analisando os tempos de hoje, não tem grande significado realçar a raça e a pátria.
Para mim ciganos são um grupo de pessoas que são muito conservadoras e tradicionais, dão grande ênfase à família ampla e dedicam-se principalmente ao comércio. Vivem um pouco por todo o mundo, aceitam integrar-se nas sociedades para onde vão viver, mas têm o seu mundo à parte, que não entra em choque com outros mundos, que hoje em dia qualquer país tem, tais como: os chineses, os brasileiros, os africanos, os ucranianos, os russos, etc….
ISTO TUDO BEM A PROPÓSITO DA GUERRA QUE OCORRE NO BAIRRO DA QUINTA DA FONTE ENTRE CIGANOS E NEGROS.
OBVIAMENTE QUE SOBRE ESTE CONFLITO MUITA COISA SE PODE DIZER E HÁ MUITAS COISAS ERRADAS, MAS VOU SER SINTÉTICA:
1 – Considero um erro a existência de bairros sociais, que dificultam a integração e põem as pessoas em confronto. O que defendo é a habitação social espalhada e não concentrada. Então juntar ciganos a africanos é pólvora! São ambos povos marginalizados e mal conotados na sociedade.
2 – É flagrante que os meios de subsistência de ciganos e africanos se cruzam e o que acontece também é uma luta de interesses e de espaço de acção.
3 – O que faz a polícia, nestas zonas concentradas de negócios de droga e onde há muitas armas? Operações pontuais? Que segurança, podem ter as pessoas, sim, porque seria uma redundância considerar, que todos os ciganos e todos os africanos são maus!
HÁ CULPADOS E NÃO SÃO OS CIGANOS E OS AFRICANOS, OS CULPADOS, SÃO TODOS AQUELES QUE PERMITIRAM ESTA SITUAÇÃO E LHES DERAM CONTINUIDADE.

Sem comentários: