«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 26 de julho de 2008

THE TUDORS




HENRIQUE VIII (1491-1547)

Está a passar na RTP, uma série de grande qualidade sobre os Tudors.
Destaco a interpretação, com realce para JONATHAN RHYS MEYERS, mas também a realização, a reconstituição da época, a realização e a banda sonora.

Obviamente que o argumento trata de Henrique VIII, da sua vida sentimental e das consequências, que tiveram na vida política e religiosa de Inglaterra, mormente a ruptura com a Igreja Católica Romana e a proclamação de Henrique VIII como líder da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

Debruçando-me um pouco sobre a história, Henrique VIII casou com Catarina de Aragão, viúva do seu irmão mais velho, que morreu antes de ter consumado o casamento (dizem!). Catarina tinha ficado viúva e pouco depois Henrique VII, também enviuvou e pretendia casar com Catarina, mas ela recusou e manifestou a vontade de casar com o seu filho.
Catarina casou com Henrique VIII, ele tinha 17 anos e ela 23. Henrique VIII pretendia ter um sucessor homem, mas Catarina apesar de ter engravidado 7 vezes, só uma filha, Maria, sobreviveu. Henrique VIII teve várias amantes como Maria Bolena e Isabel Blount, desta teve um filho, Henry Fitzroy.
Catarina já não podia ter mais filhos e Henrique apaixonou-se por Ana Bolena, aqui é que começaram os problemas mais graves, porque Henrique VIII pretendia que o Papa lhe concedesse o divórcio. O Papa não concedeu e o rei rompeu com Roma e foi excomungado ao casar com Ana Bolena. Catarina foi viver para outra localidade, numa situação de prisão, não podia ver ninguém, nem sequer a sua própria filha, que por sua vez perdeu o seu direito ao trono (futura Maria I).
Em 1533 Henrique casou com Ana, que logo ficou grávida, mas também iria ter uma menina (Elisabete I).
O país estava dividido, uns eram a favor de Roma, outros do rei, mas quem fosse contra o rei e tivesse algum cargo, era preso e executado, isso aconteceu com o seu grande colaborador e amigo Thomas More, um homem com uma coragem, uma honra e uma ética, que hoje não existe.
Não tendo o almejado filho, a partir de 1536 Ana deixa de ter os favores do rei e este entusiasmou-se por Jane Seymour. Um estratagema é montado contra Ana Bolena, bruxaria, adultério, incesto e Ana é executada, assim como o irmão e o pai e mais 4 supostos amantes.
Henrique VIII casa com Jane e em 1537 nasce Eduardo (Eduardo VI), pouco depois do parto Jane morre.
Em Janeiro de 1540 Henrique casa com Ana de Cléves, um casamento anulado por questões políticas. Em Junho do mesmo ano, casa com Catarina Howard, prima de Ana Bolena. Este casamento também foi anulado por adultério de Catarina.
Em 1543 Henrique casa com Catarina Parr, apesar das muitas discussões que tinham por causa da religião, Catarina conseguiu que o rei se reconciliasse com as suas filhas, que estavam afastadas do trono.
Henrique devia sofrer de sífilis, sofria também de gota e engordou muito. Morreu em 1547.

SUCESSORES: EDUARDO VI, filho de Jane Seymour, que tinha uma saúde débil, governou de 1547 a 1553.
JOANA GREY, neta da irmã de Henrique VIII, Maria Tudor, foi rainha por 9 dias, escolhida porque a sucessora Maria, era católica. Foi rejeitada pelos ingleses.
D. MARIA I, filha de Catarina de Aragão, rainha desde 1553 até à sua morte 1558, casou com Filipe II, mas não tiveram filhos.
ISABEL I, A RAINHA VIRGEM, governou desde 1558 até à sua morte em 1603, filha de Ana Bolena.


Sem comentários: