«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ALENTEJO - AÇORDA ALENTEJANA


Gosto bastante da região do Alentejo. Uma zona de pouca vegetação e grandes planícies, com os seus campos pintados de várias cores. Gosto das suas aldeias brancas e da forma musical da forma de falar das suas gentes. Gosto do seu litoral, com praias belíssimas e tranquilas. Gosto da influência árabe que vai subsistindo. Zona de grandes latifúndios, se uns tinham demais, outros trabalharam muito, mas a miséria sempre foi relevante nas suas vidas, por essa razão também foi a zona de maior penetração do comunismo e ainda continua a ser. É de facto muito bonito o Alentejo e ainda não teve aquele embate tremendo do turismo, embora o mesmo pudesse beneficiar a região.














Outro aspecto «gostoso» desta região é a sua gastronomia, cheia de temperos e de aromas. Aqui existiu a fome, era necessário dar à comida que era possível fazer, a riqueza do aroma e o recurso era incluir as muitas plantas aromáticas, que se encontram na região.
A açorda à alentejana, pode ser um dos exemplos de uma refeição pobre enriquecida.
------------------------------
A açorda à alentejana é uma sopa típica do Alentejo que, ao contrário da maioria das sopas, não é cozinhada. A receita de açorda não é universal, já que muda de zona para zona e mesmo de família para família.
A composição básica da açorda é alho, sal, azeite, água em ebulição e pão fatiado, no entanto a esta mistura acrescentam-se ervas aromáticas como o coentro ou o poejo e pode servir-se com peixe fresco, bacalhau ou ovo (escalfado ou cozido).
O processo de confecção passa pelo pisar do sal com a erva aromática e o alho, mistura à qual se acrescenta azeite. Deita-se depois por cima a água onde se cozeu o acompanhamento, ainda fervente, e deita-se pão alentejano fatiado.






Sem comentários: