«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 3 de outubro de 2009

ASTÉRIX FAZ 50 ANOS


QUEM NUNCA LEU A BANDA DESENHADA DE ASTÉRIX? ESTE ANO PERFAZEM 50 ANOS DA SUA EXISTÊNCIA E, COMO JÁ FIZ AQUI REFERÊNCIA AOS 50 ANOS DA MAFALDA É IMPORTANTE TAMBÉM REFERENCIAR O GRANDE ASTÉRIX E O SEU MUNDO.

Astérix, é uma banda desenhada, que foi criada em França por, Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série, após a sua morte.
O primeiro álbum Astérix o Gaulês, foi editado em 1961, a partir daí, começaram a ser lançados anualmente.
As histórias de Astérix foram traduzidas, para 83 línguas e tornaram-se logo muito populares. Até os dias de hoje, foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Astérix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.
CONTEXTO
Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos, nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...
Astérix, o gaulês, reside, com os seus amigos, numa pequena aldeia na Armórica ao norte da antiga Gália, resistindo ao domínio romano. Para enfrentar as legiões, contam com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A excepção é Obélix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção, quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça. É distribuidor de menires, adora o seu cão Ideiafix, só pensa em duas coisas, comer javali e bater em romanos. É o grande amigo de Astérix. O humor de Astérix é tipicamente francês, com trocadilhos, caricaturas e estereótipos.
Em Astérix encontram-se muitas alusões ao século XX. Os godos são militaristas, lembrando os alemães dos séculos XIX e XX; os bretões são fleumáticos, educados, falam ao contrário (numa tradução directa do inglês, como "Eu peço seu o perdão?"), tomam cerveja quente e água quente com leite e conduzem do lado esquerdo da estrada; a Hispânia é um local cheio de pessoas de sangue quente e turistas; os lusitanos são baixinhos e educados e os franceses, depende, se são normandos comem tudo com creme, se são corsos são preguiçosos e têm queijos nauseabundos.
Existem muitas caricaturas, como o burocrata de Obélix e Companhia, baseado em Jacques Chirac. Alguns personagens, que servem de alusão ao local visitado: Cleópatra é inspirada em Elizabeth Taylor; ao visitar a Bretanha encontram-se quatro bardos famosos, lembrando os Beatles; encontram-se na Bélgica com Dupond e Dupont de Tintin e na Hispânia, com Dom Quixote e Sancho Pança. Nos livros mais recentes aumentaram as paródias, com o espião Zerozerosix, baseado em 007, o escravo Spartakis, baseado em Spartakus e um alienígena, inspirado em Mickey Mouse. Certas piadas provêm também de factos históricos.

Sem comentários: