«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DRº. BACTÉRIA

Hoje como estou numa de culinária, vou revelar oito erros de cozinha, que o Dr. Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, fez o favor de divulgar.
1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira .Primeiro, perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada. Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e as tripas.
2° erro:
Colocar detergente directo na esponja, o que leva ao exagero. O detergente nunca deve ser colocado directamente na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica, pode prejudicar a sua saúde. Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito(8) gotas de detergente num litro de água.
3° erro:
Usar tábua de madeira. Na tábua de madeira as bactérias ficam ! Tábua tem que ser de plástico.
4° erro:
Não guardar comida quente na geladeira. Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...Não é errado guardar comida quente no frigorífico. O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira, nem os alimentos.
5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destapado. Depois de duas horas pode fechar.
6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes. As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado e pelo outro e entra uma chuva de bactérias. Abram a lata inteira e passem o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro. Sirvam sempre com uma colher, depois tampem e guardem no frigorífico.
7° erro:
Ignorar as formigas. Quando se fala em doce, não se pode esquecer as formigas. Provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiga em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?
Marina, de 12 anos: Eu não como.
Doutor Bactéria: Se matarmos uma barata, deixando-a no meio da cozinha, no dia seguinte, onde está a barata?
Marina: Desapareceu.
Doutor Bactéria: Quem a levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata. Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
8° erro:
Soprar as velas do bolo de aniversário. Este é um péssimo mau hábito.Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vómitos e mal-estar.
Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.

Sem comentários: