«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 18 de outubro de 2009

UM DIA, UMA CAUSA, MILHARES DE VOZES!..



O fogo registado na zona de Sortelha, concelho de Sabugal, é apontado pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) como o maior incêndio registado na Europa. Este incêndio, ocorrido no final de Agosto, queimou cerca de 9841 hectares.
De acordo com o EFFIA, Portugal foi, de resto, o terceiro país da União Europeia mais fustigado pelos incêndios florestais em 2009, a seguir à Espanha e à Itália. Segundo o primeiro relatório do EFFIS de 2009, publicado no seu sítio na Internet, entre 1 de Janeiro e 3 de Setembro arderam 48.729 hectares em Portugal, com principal incidência no norte do País e, sobretudo, no final do mês de Agosto. Cerca de 40 por cento das áreas queimadas eram zonas florestais e de produção de madeiras, enquanto 13,32 por cento eram terrenos agrícolas.
Ainda segundo o EFFIS, que é tutelado pelo Instituto para o Ambiente e Sustentabilidade da Comissão Europeia, da área total afectada pelos incêndios florestais este ano em Portugal, cerca de 11.435 hectares de terreno ardido (23 por cento) pertencem à rede Natura 2000.
No dia 22 de Setembro, a Autoridade Florestal Nacional anunciou que mais de 58 mil hectares de floresta e mato arderam desde o início do ano, quase cinco vezes mais do que no mesmo período de 2008, segundo dados provisórios. O relatório provisório de incêndios florestais refere que entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro arderam 58.612 hectares (ha), na sua maioria matos (40.759 ha), enquanto no mesmo período do ano passado a área ardida foi de 12.447. Os dados provisórios mostram, igualmente, que a área ardida até 15 de Setembro deste ano supera os totais de 2007 e 2008, quando arderam 31.459 e 17.244 hectares, respectivamente.
SEMPRE SE FALA EM MEDIDAS, PARA EVITAR OS INCÊNDIOS E TODOS OS ANOS, ACONTECE EXACTAMENTE O MESMO OU MAIS QUE NO ANO ANTERIOR. PREJUÍZO PARA O PLANETA, PARA O PAÍS, PARA AS PESSOAS EM GERAL E PARA OUTRAS DE FORMA MUITO ESPECIAL.



Hoje, 15 de Outubro de 2009, marca o Blog Action Day, uma acção conjunta de milhares de blogs espalhados pelo mundo. O objectivo: é escrever uma entrada relacionada com a aquecimento global e alterações climáticas no Planeta. A participação é entendida como um acto de protesto ou reclamação, chamando a atenção aos líderes mundiais para alcançar um firme compromisso para reduzir emissões de gases com efeito de estufa. A próxima reunião de líderes do mundo, especialistas em meio ambiente e ONGs terá lugar em Copenhaga, 7-18 Dezembro de 2009, no XV Conferência Internacional sobre Alterações Climáticas.

Sem comentários: