«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

JORDI SAVALL


Jordi Savall i Bernadet (Igualada, Espanha, 1941) é um músico e compositor catalão, especialista em viola de gamba. Especializou-se em música medieval, tendo já traduzido inúmeros manuscritos de origens várias: mourisca, turca, grega e espanhola.
Em 1974 formou, com a sua esposa, Montserrat Figueras — uma brilhante cantora também catalã —, o grupo Ensemble Hesperion XX, cujo esforço tende a revitalizar a música original antiga, do século VII e próximos. Para quem gosta de música antiga é de facto um nome a reter. Tive o privilégio de assistir a alguns concertos que veio realizar ao Porto.


Savall é portanto, um dos maiores especialistas mundiais em música antiga e amanhã vai ser lançado o CD «As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz» de Joseph Haydn, gravado com a sua orquestra Le Concert des Nations. Para lhe dar um toque de modernidade, o músico convidou dois escritores para criarem textos para acompanhar a obra, a José Saramago e a Raimon Panikkar.

Sem comentários: