«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 3 de julho de 2008

INGRID BETANCOURT

Ingrid e a mãe.

Após uma operação do exército colombiano, foi resgatada às FARC, após 6 anos de cativeiro, juntamente com mais 14 prisioneiros.
As FARC (FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS COLOMBIANAS) ainda têm em seu poder 700 prisioneiros.
Esta notícia foi recebida com alegria, devido às fotografias que circularam e que mostravam e ex-candidata à Colômbia em muito mau estado físico, correndo mesmo risco de morte.

A Colômbia, como outros países da América Latina, foi colonizada pela Espanha, depois obteve a independência com a ajuda de Bolívar. Geralmente a seguir vem um período conturbado politicamente, resolvido com uma ditadura, que na Colômbia durou 45 anos e que teve o apoio da igreja e dos E.U. Seguiu-se uma guerra civil, entre liberais e conservadores. Os liberais vão-se aguentando, mas outro problema surgiu, uma parte da população, as FARC, que actuam desde 1964, pretendem um governo de esquerda, não o têm conseguido, mas vão fazendo os eus ataques e sequestram pessoas. As FARC agora não devem ter muitos apoios de esquerda, por outro lado aos E. U. não lhes fica bem dar apoio claro a uma ditadura de direita, com tanta guerra que têm feito para implantar no Oriente a democracia ou a «petrocracia»!

Sem comentários: