«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 22 de agosto de 2009

ANA DE CASTRO OSÓRIO (1872-1935)

Ana de Castro Osório, nasceu em Mangualde e morreu em Setúbal, foi uma escritora, que se dedicou à literatura infantil, à pedagogia, ao feminismo e ao activismo republicano.
Ana de Castro Osório foi pioneira em Portugal na luta pela igualdade de direitos entre homem e mulher. Escreveu, em 1905, Mulheres Portuguesas, o primeiro manifesto feminista português.
Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, da Associação de Propaganda Feminista, da Comissão Feminina ‘Pela Pátria’, a partir da qual se formou, no mesmo ano, a Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Casada com Paulino de Oliveira, membro do Partido Republicano aproximou-se desse partido, tendo, depois da instauração da República, colaborado com o ministro da Justiça, Afonso Costa, na elaboração da Lei do Divórcio.
É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal. Foi membro da obediência maçónica Grande Oriente Lusitano e da Ordem Maçónica Mista Internacional "Le Droit Humain». UMA PESSOA QUE MERECE SER RECORDADA.

Sem comentários: