«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 16 de agosto de 2009

PORTO O «ADN» DE HELDER PACHECO

Helder Pacheco é natural da Vitória, Porto. Director pedagógico do Centro de Recuperação de Crianças (de 1960 a 1970); Professor do Ensino Secundário (de 1960 a 1980); Quadro Técnico Superior do Ministério da Educação (de 1980 a 1993). É actualmente Professor de História Social e Cultural do Porto, Investigador das culturas populares do Porto e Escritor.
Cronista do Jornal de Notícias e da revista Sítios e Memórias. Dirigiu projectos de investigação para o Ministério da Educação, no âmbito do Património Cultural (publicados em 9 volumes na série Artes e Tradições, pela Direcção Geral da Divulgação). Membro da Comissão Nacional de Defesa do Património Cultural (de 1977 a 1980).Foi colaborador dos jornais, O Primeiro de Janeiro e Público e das revistas O Professor, Vértice e A Razão.
Tem publicado uma série de livros sobre o Porto, entre eles: Porto; Regressar ao Porto;

Intimidades Portuenses; Rostos da Gente; O Grande Porto; Os Dias Portuenses; Os Dias Comuns; Porto - Sítios, Lembranças, Emoções; Nós, Portugueses; Porto - Memória e Esquecimento; O Porto no Tempo da Guerra 1939-1945; Porto: da Outra Cidade...
Na entrevista que deu à Revista «Notícias-Magazine», anuncia o seu novo livre: Porto: na Passagem do Tempo.
Helder Pacheco, tem sido um pesquisador e grande divulgador da História da Cidade, mas também é justo fazer uma referência a Germano Silva, que também se dedica à pesquisa e investigação, dentro da mesma temática.

Sem comentários: