«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 25 de agosto de 2009

THE SIMPSONS


The Simpsons, é uma série de desenhos animados de culto, para a televisão, que retrata o dia-a-dia de uma família americana. Criado pelo cartoonista Matt Groening.

Através dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano. Recebeu inúmeros prémios desde que iniciou emissões, tais como: 23 prémios Emmy, 22 Annies e um Peabody e em 2000, o programa ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Em 1998, a revista Time elegeu-a como a melhor série televisiva do século.
De enorme influência na cultura pop, serviu de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e directores de cinema e televisão. Em 2001, o grunhido "D'oh", do personagem Homer Simpson, foi adicionado ao Oxford English Dictionary.
A série foca as aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspector de segurança da Central Nuclear de Springfield. Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a mais nova da família. Completam a família um cachorro chamado Santa's Little Helper, além de um gato chamado, Snowball II. Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano, apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.
Diversos artistas emprestaram suas vozes para o desenho, dentre eles Dustin Hoffman, Danny DeVito, Ringo Starr, Larry King, James Earl Jones, Tony Bennett e muitos outros.
A série já motivou o aparecimento de livros, revistas, posteres, jogos, revistas em quadradinhos, calendários e afins com histórias dos personagens. Há ainda os livros que discutem temas como psicologia, filosofia, política, religião, relações sociais e o mundo contemporâneo a partir dos desenhos de Matt Groening.

Sem comentários: