«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

BESSIE SMITH (1894 - 1937)


Bessie Smith, foi uma cantora norte-americana, a que chamaram a "Imperatriz dos Blues".
Bessie começou a carreira cantando em bordéis e em 1923 foi a Nova Iorque para fazer a sua primeira gravação. Bessie Smith ficou na história da música devido ao seu incrível sentido rítmico e habilidade de improvisar em cima das estruturas do Blues. Foi considerada a primeira cantora importante do Blues e com grande destaque no jazz.
Bessie sofreu um trágico acidente de carro no Mississipi, que lhe motivou a a morte, não só pelo acidente, mas principalmente pelo facto da cantora não ser socorrida a tempo, pois o hospital mais próximo não atendia pessoas negras.
As circunstâncias da sua morte serviram de argumento para a famosa peça "The Death of Bessie Smith", escrita por Edward Albee. Segundo alguns relatos importantes e biografias, Bessie Smith foi uma das primeiras artistas a levantar a bandeira da igualdade sexual. Muitos afirmam que ela era bissexual assumida. Bessie foi a cantora de blues mais popular dos anos 20 e 30 e a mais influente nos cantores que se seguiram.Foi uma das grandes influências da cantora Janis Joplin, que mandou reformar o túmulo, onde ela se encontra sepultada.

Sem comentários: