«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LULA DA SILVA

QUAL SERÁ A COTAÇÃO ACTUAL DO PRESIDENTE LULA DA SILVA, DADA PELOS BRASILEIROS? QUE FEZ DE POSITIVO DE 2003 A 2008, NO BRASIL? TENHO FALADO COM ALGUNS BRASILEIROS E HÁ QUEM DIGA BEM E MAL!..
LULA DA SILVA, FOI MUITO SAUDADO POR TER CHEGADO À PRESIDÊNCIA E EM SI FORAM DEPOSITADAS MUITO EXPECTATIVAS E ALGUMAS DÚVIDAS DEVIDO A NÃO SATISFAZER OS PADRÕES NORMAIS, PARA UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE UM PAÍS TÃO GRANDE E TÃO COMPLEXO.

Lula da Silva, ex-sindicalista e trigésimo quinto e actual presidente da República Federativa do Brasil.
Luiz Inácio da Silva é o sétimo de oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo. Quando tinha apenas duas semanas de vida, seu pai decidiu tentar a vida como estivador em Santos, levando consigo Valdomira Ferreira de Góis, uma prima da mãe, com quem formaria uma segunda família. Após a separação dos pais, Lula a fim de contribuir na renda familiar, começou a trabalhar com doze anos, numa tinturaria. Durante o mesmo período também trabalhou como engraxador e office-boy. Aos quatorze anos começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia. Transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte. Pouco depois, conseguiu uma vaga no curso técnico de torneiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Formou-se três anos mais tarde e empregou-se na metalúrgica Aliança.
Alguns anos depois, filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos. Em 1969 foi eleito para a directoria do sindicato dos metalúrgicos da cidade. Em 1975 foi eleito presidente do mesmo sindicato. Reeleito em 1978, foi uma das lideranças sindicais que restauraram a prática de greves públicas de larga escala, que haviam cessado de ocorrer desde o endurecimento repressivo da ditadura militar na década anterior.
Durante o movimento grevista, a ideia de fundar um partido representante dos trabalhadores amadureceu e, Lula juntou-se a sindicalistas, intelectuais, católicos militantes da Teologia da Libertação e artistas para formar o Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 1989, realizou-se a primeira eleição directa para presidente desde o golpe militar de 1964. Lula candidatou-se a presidente mas perdeu. Fernando Collor de Mello ganhou, recebeu apoio de considerável parte da população que se sentia intimidada ante a perspectiva do ex-sindicalista, radical e alinhado às teses de esquerda chegar à Presidência.
Em 1992 Lula apoiou o movimento pelo impeachment ao presidente Fernando Collor, que se via envolvido em várias denuncias de corrupção e foi substituído por Itamar Franco.
Em 1994, 1998, Lula candidatou-se novamente, mas perdeu. A campanha eleitoral de Lula optou em 2002 por um discurso moderado, prometendo a ortodoxia económica, respeito dos contratos e reconhecimento da dívida externa do país, conquistando a confiança de parte da classe média e do empresariado. Em 2002, Lula foi eleito presidente do Brasil e em 2006, foi reeleito.
Lula foi para a presidência, levando atrás de si uma onda de entusiasmo. Teve problemas de corrupção e prevaricação em alguns ministérios, com o seu filho «Lulinha», que teria enriquecido por corrupção, com os gastos da filha e de si próprio e outros
Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no dia 17 de Dezembro de 2006, mostra que Lula era apontado espontâneamente por 35% dos entrevistados como o melhor presidente que o Brasil já teve. Ao final de 2002, Fernando Henrique Cardoso obtinha 18% de preferência. Depois de Lula, vinham FHC (12%), JK (11%), Getúlio (8%) e José Sarney (5%). Lula obtinha ainda a maior taxa de aprovação de um presidente brasileiro ao final de mandato captada pelo instituto - 52% consideravam seu governo óptimo ou bom. Após obter o recorde de aprovação de um presidente, 55% afirmavam ser seu governo óptimo ou bom em Março de 2008, Lula voltou a subir em Setembro de 2008 com 64% de avaliação.

A Lula da Silva, não lhe têm faltado honrarias: Grã-Cruz das Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Aeronáutico, Grão-Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Rio Branco, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grã-Cruz da Ordem da Águia Asteca (México), Grã-Cruz da Ordem Real do Mérito (Noruega), Grã-Cruz da Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde), Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (Portugal), Grã-Cruz da Legião do Mérito Francês (França), Grã-Cruz da Ordem da Estrela Equatorial (Gabão), Grã-Cruz da Ordem de Omar Torrijos (Panamá), Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Argélia), Grande-Colar da Ordem da Liberdade (Portugal), Grã-Cruz da Ordem de Boyacá (Colômbia), Grão-Colar da Ordem do Elefante (Dinamarca), Grão-Colar da Ordem Real da Espada (Suécia), Grão-Colar da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai), Grão-Colar da Ordem Nacional do Mérito (Equador), Grã-Cruz da Ordem da Estrela (Gana), Grão-Colar da Ordem da Inconfidência (Minas Gerais), Grão-Colar da Ordem de Tiradentes (Minas Gerais), Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aperipê (Sergipe), Medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto (Alagoas),Medalha do Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira, Medalha do Mérito Industrial do Brasil (Associação Brasileira de Indústria e Comércio),Prémio Príncipe de Astúrias (Espanha), Prémio Amigo do Livro, da Câmara Brasileira do Livro, Doutor honoris causa, pelas Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Montes Claros, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (École d'Hautes Études en Sciences Sociales, SciencePo), Universidade Duke (Estados Unidos), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e pela Fundação Oswaldo Cruz e Medalha de Ouro "Aliança Internacional Contra a Fome", do Fundo das Nações Unidas contra a Fome.

Sem comentários: