«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 1 de julho de 2008

A RONDA DA NOITE

O filme, A RONDA da NOITE, foi realizado pelo cineasta britânico, PETER GREENAWAY e anda à volta do quadro de REMBRANDT HARMENSZOON VAN RIJU, com o mesmo nome.
Inicialmente e depois até ao fim, o filme surpreende como produto estético. É fascinante a forma estudada como foi filmado, que dá impressão de quadros sucessivos da época.
Envolvido numa história complexa sobre o quadro, que é um misto de intrigas e conspirações, é nos dada a conhecer aspectos da vida do pintor.
Rembrandt (1606-1669) foi um dos grandes pintores do séc.XVII, o século de ouro da pintura holandesa. Casou com Saskia, de quem teve três filhos, apenas sobrevivendo Titus, o último. Saskia morre, quase de seguida ao último parto e Rembrandt envolve-se fisicamente com Hendrickje, criada da casa. Há um aspecto que é mostrado de uma forma muito rude, o aspecto sexual, onde a pedofilia é uma prática completamente banal.
É de destacar o actor MARTIN FREEMAN, que interpreta Rembrandt. Todo o filme é um preciosismo de imagem, interpretação, música, direcção de actores....É UMA BELEZA!?...

Sem comentários: