«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 16 de agosto de 2008

BALNEÁRIO DA ENCARNAÇÃO

Vi uma reportagem sobre o balneário da Encarnação, onde qualquer pessoa que queira tomar banho, tem ao seu dispor sabão, toalhas e deixa a sua roupa para lavar, vestindo outra roupa, que pode ser a sua ou das ofertas que dão.
Nestes sítios encontram-se pessoas diversificadas, novos e velhos, homens e mulheres. As histórias são sempre tristes, idosos sozinhos, que não têm quarto de banho em casa ou dormem na rua e pessoas marginalizadas, pelas mais variadas razões. Em Lisboa existem vários balneários, assim como no Porto, mas nem todos funcionam desta maneira, uns não fornecem sabão, nem roupa lavada.
Consultei na internet os serviços sociais, que são prestados às pessoas que estão nestas situações. No site da Câmara de Lisboa, ainda encontrei alguma coisa, mas no do Porto muito pouca coisa. Considero que se devia ter em mais atenção estas pessoas, que pela idade ou pela doença, não conseguirão mudar de vida. Triste também são as pessoas idosas ,que são abandonadas pela família.
Se a higiene e a alimentação ainda têm serviços que resolvem esses problemas, porque é que existindo tanta casa abandonada, não é aproveitada enquanto está nessa situação, para serem criados dormitórios? É que me entristece muito, quando saio à noite, ver as pessoas a dormir na rua.

Sem comentários: