«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

MEMORIAL DO CONVENTO - PASSAROLA


Ando a reler o livro de Saramago «Memorial do Convento», que aborda o reinado de D.João V, a construção do Convento de Mafra e o Padre Bartolomeu de Gusmão. O convento foi uma promessa do rei, que estava casado com D. Ana Maria da Áustria, para que a mesma lhe desse descendência. Nasceu D. Maria Bárbara.
O convento de Mafra começou a ser construído em 1717 e a sua conclusão ocorreu em 1730. Com a vinda do ouro do Brasil esta construção tornou-se megalómana, tendo como arquitecto, Johann Friedrich Ludwig. Na sua construção estiveram envolvidos 52 mil trabalhadores. O estilo é barroco e foram utilizadas mármores preciosos e madeiras exóticas. O maior tesouro é a biblioteca, considerada a mais bela da Europa. Tem o chão em mármore, as estantes são estilo rococó e contêm 40 000 livros, todos encadernados em couro e com gravações em ouro. O convento foi extinto em 1834, depois da Revolução Liberal, que preconizava a dissolução das ordens religiosas. O Palácio transformou-se em residência real de caça e foi de lá que saiu o último rei de Portugal, D. Manuel II. Indo no seu iate da Ericeira para o exílio.
O convento também tem 2 carrilhões com 92 sinos, que foram feitos na Antuérpia e que são os maiores e os melhores do mundo.

Sem comentários: