«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 24 de agosto de 2008

LEONARDO DA VINCI (1452-1519) - A VIRGEM, O MENINO E SANT'ANA



Desde muito cedo, que aprecio este quadro, só por desfolhar livros de pintura, que existiam em minha casa. Este quadro representa a Virgem, o menino Jesus e a avó do mesmo. Sensibiliza-me pelos seus rostos calmos e serenos e pela paisagem em sfumato e chiaroscuro, estes conhecimentos só vim a descobrir mais tarde e representam as técnicas descobertas por Leonardo, da luz e da sombra e do claro e escuro e que muito influenciaram pintores como: Ticiano, Tintoretto e Corregio.
LEONARDO DA VINCI foi um génio como pintor, matemático, escultor, arquitecto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico do REANASCIMENTO ITALIANO. Teve problemas com a Igreja que via na ciência uma heresia.
Na pintura outros quadros são famosos, como: A ÚLTIMA CEIA, A VIRGEM DOS ROCHEDOS, MONALISA, O HOMEM VIRTRUVIANO e muitos mais.

«De tempos em tempos, o céu envia-nos alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através do seu espírito e da superioridade da sua inteligência possamos atingir o céu». GEORGIO VASARI

Sem comentários: