«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CARMEN MIRANDA (MARCO DE CANAVEZES 1909 - LOS ANGELES 1955)

Maria do Carmo Miranda Cunha, nasceu em Marco de Canavezes, mas foi com um ano para o Brasil e foi considerada cantora e actriz brasileira. O pai tinha emigrado para o Brasil e passado algum tempo foi a família. Maria do Carmo, começou a trabalhar numa loja de gravatas e depois numa chapelaria e como andava sempre a cantar, um dia foi apresentada ao compositor Josué de Barros, que gostou tanto dela, que promoveu o seu início de carreira. Por influência do pai, que gostava muito de ópera, optou pelo nome de Carmen Miranda.
O seu êxito começou a partir de 1930 e extravassou fronteiras. Depois iniciou com êxito a sua carreira cinematográfica no Brasil e recebeu um convite para ir para os E.U. Partiu em 1939, em vésperas da Segunda Guerra. Fez vários espectáculos e regressou ao Brasil, mas passado algum tempo partiu definitivamente para os E.U.
Entre 1942 a 1953, Carmen fez 13 filmes e trabalhou na rádio, televisão, casinos e salas de espectáculo.
Em 1946, depois da guerra era a artista mais bem paga na América. No ano seguinte, casou com o americano David Sebastian, antes já tinha tido vários casos amorosos, inclusive com John Wayne e Dana Andrews. O seu casamento foi o principal motivo da sua decadência física. O marido tornou-se seu empresário e só se meteu em maus negócios, além disso era alcoólico e Carmen também se tornou dependente do alcoól. O seu casamento entrou em crise logo no início, mas como era uma católica fervorosa não se quis divorciar. Engravida, mas teve um aborto. Além do alcoól, Carmen já era uma dependente de barbitúricos e a mistura foi explosiva.
Esteve durante meses a fazer uma desintoxicação no Brasil, mas regressando aos E.U. voltou à sua vida frenética, ao alcoól e às drogas. Em 1955, quando se ia deitar, teve um ataque de coração fulminante, morreu com 46 anos e tornou-se uma lenda.

Sem comentários: