«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 26 de agosto de 2008

KAREN BLIXEN (1885-1962) - SETE CONTOS GÓTICOS


KAREN BLIXEN, escritora dinamarquesa.
Com dois anos sofreu a perda do pai, que se suicidou desesperado com a sífilis. A mãe ficou só com 5 filhos, valeu-lhe o apoio familiar. As crianças frequentaram bons estabelecimentos de ensino na Suiça.
Em 1914, Karen casou com o barão sueco, Bror von Blixen-Finecke e foram para o Quénia, explorarem uma plantação de café. Bror era um mulherengo, Karen contraiu a sífilis e separaram-se. Karen continuou em África e apaixonou-se por Denys Finch Hatton, piloto inglês e caçador. Estiveram juntos de 1926 a 1931. Karen ficou grávida por duas vezes, mas perdeu os bebés, devido à sua saúde frágil.
Em 1931, Denys morreu num acidente de avião e com o fracasso da plantação de café, Karen regressou à Dinamarca. [a sua vida em África e os acontecimentos lá ocorridos, serviram de tema, para o seu livro, A FAZENDA AFRICANA, que foi adaptado para o cinema por Sydney Pollack, com o título de, OUT OF ÁFRICA, interpretado por Meryl Streep e Robert Redford.
Outros livros da escritora:
A Vingança da Verdade
Sete Contos Góticos
Contos de Inverno
As Vingadoras Angélicas
Anedotas do Destino (que incluiu, Festa de Babette, também adaptada ao cinema)
Sombras da Pradaria
Em 1955, foi retirado a Karen um terço do estômago devido a uma úlcera, acabando por morrer, com apenas 35 Kgs.

Sem comentários: