«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MATCH POINT (PONTO FINAL)

Filme realizado por WOODY ALLEN c/ JONATHAN RHYS MEYERS e SCARLETT JOHANSSON
ARGUMENTO: Chris, ex-tenista profissional, vai dar aulas de ténis para Londres. Conhece Tom e é introduzido na alta-sociedade. Toda a família gosta dele e acaba por casar com a irmã de Tom, Chloe e vai trabalhar para uma das empresas do sogro. Chris perde a postura, quando conhece a noiva de Tom, Nola que lhe desperta uma paixão obsessiva. Entretanto o noivado acaba e Nola torna-se amante de Chris, que concilia mal o seu casamento, com essa paixão.
Chloe, deseja muito ter um filho, mas não consegue ficar grávida e sujeita-se a tratamentos para isso. Para surpresa de Chris, Nola fica grávida e exige que ele conte à mulher e se divorcie. Chris avalia o bem-estar que conseguiu obter na vida e não o quer perder. Decide matar Nola. Trama um esquema. Mata a vizinha de Nola, simula um assalto, roubando principalmente os medicamentos que a senhora tomava e quando Nola vem a subir as escadas mata Nola. Chris atira o que roubou ao rio, inclusive o anel de Nola, que tinha gravado o seu nome, mas o anel bate na grade de protecção e em vez de cair ao rio, cai para terra. (Esta é a ligação com o match point do ténis, quando a bola bate na rede e pode cair para um lado ou para o outro, cujo resultado é uma jogada absolutamente de sorte.
É considerado suspeito porque Nola escrevia um diário, chamado à polícia confessa o caso, mas não que a tenha matado e pede sigilo à polícia por causa da sua família. O que vem a resolver o caso é o um drogado que aparece morto e que tinha num dos bolsos o anel de Nola.
Considero um filme bastante interessante com o tom genial de WOODY ALLEN.

Sem comentários: