«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 30 de agosto de 2008

SALVADOR FELIPE JACINTO I DOMÉNECH - 1º. MARQUÊS DE PÚBOL (1904-1989)

Nasceu em Figueres e muito cedo mostrou vocação para a arte. A mãe dava-lhe muito incentivo, mas morreu de cancro na mama, quando Salvador tinha 16 anos, o que foi uma grande perda para ele.
Foi estudar para a Escola de Belas Artes de Madrid e aí dava nas vistas pela excentricidade da forma como vestia e das iniciativas que tomava relativamente à pintura, iniciando experiências cubistas e dadaístas. Tornou-se amigo íntimo de Lorca e de Buñuel.
Dali acabou por ser expulso da Academia e declarou que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.
Fez a sua primeira viagem a Paris e conheceu, entre outros, Picasso.
Dali teve a influência dos Pintores Renascentistas e depois foi desenvolvendo o seu estilo próprio.
Participou no primeiro filme de Buñuel, «Un Chien Andaluz», que causou grande escândalo e sucesso. A seguir projectaram fazer, «L’ Age d’or», mas Dali apaixona-se loucamente pela imigrante russa, Gala Éluard, dez anos mais velha e casada com o poeta Paul Éluard e deixa tudo. Juntaram-se em 1929 e casaram-se em 1934.
Dali em jovem, dizia-se anarquista e comunista, mais tarde anarquista monarquista. Quando ocorreu a Guerra Civil Espanhola, não quis apoiar nenhum dos lados e saiu do país. Só regressou quando acabou a Segunda Guerra e felicitou Franco. Dali apoiava Franco, mas não era anti-semita, teve vários amigos judeus, como Freud e Einstein.
Dali traiu Buñuel, quando numa entrevista o denunciou como comunista, as consequências para o mesmo, que se encontrava a trabalhar nos E.U. foram: a sua demissão do MOMA e passar a fazer parte da lista negra.
Bréton, nunca tinha aceitado de bom agrado Dali dentro do seu grupo surrealista, por causa das suas ideias políticas, muito antagónicas aos princípios do Manifesto Surrealista. Dali foi suspenso e reagiu dizendo: EU SOU O PRÓPRIO SURREALISMO!
Dali e Gala estiveram nos E.U. oito anos, Dali colaborou com Walt Disney no filme o «Destino» e com Hitchcock no sonho do filme «Spellboud.
Terminada a II Guerra Dali regressou a Espanha, com o choque de Hirochima e tornou-se profundamente católico, isso é revelado nos seus trabalhos que sintetizam a iconografia cristã, com imagens desintegradas de material nuclear.
Dali em Figueres, em 1960, começou a trabalhar num projecto de vulto, o Teatro-Museo Salvador Dali, que praticamente só terminou em 1980. Gala morreu em 1982 e a partir daí o estado físico de Dali começou a degradar-se, inicialmente com uma grande depressão, não comia, perdeu o gosto pela vida, depois outras complicações foram surgindo. Foi para o Castelo em Púbol, que tinha comprado para Gala, mas ocorreu um incêndio estranho, até se falou em homicídio ou suicídio. Dali voltou a Figueres, o seu estado de saúde era irreversível, em 1988 foi visitado pelo rei Juan Carlos e em 1989 morria com insuficiência cardíaca.
Além de pintor, Dali dedicou-se também à escrita (guiões para filmes, catálogos para exposições e um romance), ao desenho, à fotografia e à escultura, além das suas contribuições ao cinema, ao teatro e à moda.

Sem comentários: